text-align: center;

sábado, 19 de julho de 2014

[MINHA RESENHA] Big Sur - Jack Kerouac

Big Sur
Kerouac, Jack
Editora L&PM Pocket, 2009



Big Sur é uma obra do estilo drama americano, baseado em fatos vivenciados pelo próprio autor, Jean-Louis Lebris de Kérouac (Jack Kerouac) e narrados através de pseudônimos (nomes falsos), tanto para o personagem principal, quanto para seus amigos e conhecidos que, de um jeito ou de outro, tiveram participações importantes na construção deste relato. 
Jack Kerouac (On The Road), é considerado um ícone na cultura americana, como o pioneiro na geração beat, além de ser um dos escritores mais influentes de todos os tempos, ao ser capaz de criar narrativas reais e de fortíssimo cunho dramático, retratando, com extrema seriedade e foco, fatos comuns à vida de boa parte da população da época.
Sua narrativa recebe destaque pelo modo espontâneo como ela ocorre, passando a impressão de que todos os pensamentos do autor estão saindo de sua mente naquele mesmo instante e fluindo, de forma inspiradora e poética, em pedaços de papel.
Big Sur trata, em sua essência, sobre um período sombrio na vida de Jack Duluoz (pseudônimo do autor) e retrata todo o sofrimento e suas constantes crises de consciência relacionadas com o alcoolismo e sua vida boêmia. De início, nos é apresentado o contexto: Jack é um renomado escritor, com vários amigos, bem financeiramente, mas em "reabilitação" contra o uso de drogas (entenda por "consumo excessivo de álcool"). Com dificuldades para escrever seu novo romance, o autor decide fugir da cidade e abandonar família e amigos para se isolar numa cabana em Big Sur, pertencente a seu grande companheiro Lorenzo Monsanto (Lawrence Ferlinghetti, na vida real). 
Ao chegar em seu santuário, o escritor se sente extremamente mais leve e concentrado para sua nova empreitada, livre de todo o incômodo e dentro de uma paisagem paradisíaca: o mar, montanha, os sons da natureza, e a constante visão de um burro solitário (servindo de distante companhia para Jack).
Com o tempo, sobrevivendo a todo o contraste encontrado ao perceber que vive uma vida monótona, rotineira e sem as mesmas distrações da cidade, Duluoz decide ir embora, reencontrar seus amigos e, mesmo contra a resistência de alguns, voltar a sua vida social, sem pensar nas consequências trágicas que isso irá lhe trazer.
Big Sur trata da deterioração física e mental do autor durante um período complicado em sua vida. Uma história muito forte e com um apelativo drama sobre quais os danos que as drogas podem nos trazer, vários assuntos surgem. Jack vive a amizade com Cody Pomeray (Neal Cassady, na vida real), um homem inconsequente e desregrado, que busca em seus amigos, formas de abastecer sua constante sede pela vida; a busca pelo amor e pelo seu significado, guardando espaço em seu coração por várias mulheres, mas incapaz de sentir de verdade; e a eterna procura pelo auto conhecimento e pelo real significado da vida, se tornando cada vez mais complicado por conta de sua dependência alcoólica.
Com surpresas, tragédias e uma história tão real que é capaz de nos fazer vivenciá-la por completo, Big Sur é bastante recomendado para que tem coração forte e que gosta do estilo dramático. Uma obra com um imenso nível de profundidade e altamente reflexiva, que nos fará pensar por dias sobre o que nos vale a pena e o que nós realmente temos que guardar em nossos corações; que nos fará pensar sobre nossas escolhas e sobre como elas irão afetar tanto a nossa vida, quanto a vida de quem é importante para nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário