text-align: center;

sexta-feira, 11 de julho de 2014

[CONHECENDO A SÉRIE] American Horror Story Coven

American Horror Story (2011) é uma série de terror/drama, transmitida oficialmente pelo canal FX nos EUA e FOX no Brasil, criada e desenvolvida por Ryan Murphy e Brad Falchuk, respectivamente. Diferentemente de outras séries, AHS não segue uma linha histórica entre uma temporada e outra, abrindo espaço para a renovação e manutenção do casting, com ambientações, temas, personagens e histórias completamente diferentes, cada uma com sua própria trajetória.


Resumindo rapidamente as primeiras temporadas, Murder House (1ª temporada, 2011) trata do terror e do medo interior a família Harmon, após se mudar para uma casa assombrada por seus antigos moradores, que foram brutalmente assassinados e/ou tiveram mortes trágicas. Em Asylum (2ª temporada, 2012), a história principal ocurre num manicômio, que abriga pessoas com transtornos mentais e outras ofensivas e perigosas a sociedade. É criada toda uma situação conspiratória por parte dos religiosos da alta hierarquia da instituição, ou por busca de ascensão profissional ou por mero orgulho e vaidade, ao mesmo tempo que são relatadas o passado dos principais pacientes e como ele é capaz de influenciar na trama central.
Bruxaria. Misticismo. Pecado. Escravidão e preceitos raciais são os principais temas aprofundados em AHS Coven, a 3ª temporada da série, que teve sua estréia em 2013.




Coven relata a história, a cultura e a sobrevivência de um clã de bruxas, desde os tempos antigos até os dias atuais. Relembrando Salem e a intensa perseguição a feitiçaria que existia nessa época, a mística do vodu e os principais conflitos entre os clãs ancestrais, é desenvolvida uma história bastante envolvente, apesar de clichê em muitas cenas e previsível. Um excelente contexto é mostrado, principalmente quando são expostas as relações de escravidão no século XIX e as práticas racistas; o impacto que tudo isso teve nas sociedades e a evolução dessa ideologia nas mesmas, envolvendo diálogos e ideias bastante profundas acerca desse tema que ainda é tão discutido e criticado na contemporaneidade.
Em escape de Murder House e Asylum, o terror chega a ser praticamente inexistente e existe uma apelação dramática ao expôr os pontos fracos e os maiores medos dos principais personagens, como o medo do pecado e o temor ao julgamento e à morte. Assuntos como a vaidade, a inveja, a raiva, a ambição, são característicos de boa parte dos integrantes de Coven. Tudo isso valeu a 3ª temporada de AHS uma indicação a melhor série dramática no Emmy Awards 2014.
Podemos destacar, na temporada (seria justo, também, destacar "ao longo de toda a série"), a atuação e a fortíssima personalidade e ousadia da atriz Jessica Lange, que é tomada como o principal nome de AHS. É incrível sua apresentação diante das mais diversas situações que o enredo propicia e o modo como ela consegue se encaixar em momentos completamente distintos da trama. Jessica simplesmente brilha ao deixar transparecer todo o sofrimento que seus personagens passam, tendo destaque, nesse aspecto, em Asylum, interpretando a Irmã Jude.


Composta de 13 episódios (aprox. 45 min. cada), encontramos várias surpresas na temporada, apesar da quantidade de momentos previsíveis e frases prontas. Com uma história muito simples e objetiva, encaixada em um contexto social de época (caça às bruxas e escravidão), alguns dizem que não chegam nem aos pés de Asylum (pessoalmente, devo concordar com esses muitos). Entretanto, para fãs de carteirinha da série e de séries em geral, Coven não deve passar despercebido pois, de um jeito ou de outro, agrega um certo valor cultural.
Cada personagem se envolve na trama de um jeito bem especial e é fácil haver uma identificação. Podemos destacar a Suprema, líder do clã e símbolo da vaidade, Fiona Goode (Jessica Lange); a filha de Fiona e bem mais virtuosa, Cordelia (Sarah Paulson); a Rainha do Vodu, Marie Laveau (Angela Basset); e as jovens bruxas Zoe (Taissa Farmiga), Queenie (Gabouray Sidibe), Misty (Lily Rabe), Madison (Emma Roberts) e Nam (Jamie Brewer), além da estrela Kathy Bates, interpretando a maligna Madame LaLaurie.


A série já foi renovada e, ainda em 2014, teremos a estréia de American Horror Story Freak Show (provável nome da 4ª temporada).


6 comentários:

  1. AHS é umas das melhores seres, amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima série mesmo! Estamos ansiosos para a próxima temporada!

      Excluir
  2. AHS é uma série perfeita,uma das minhas preferidas,eu adoro e estou ansiosa para ver a próxima temporada (:
    vaidadesombria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não nego que também estou com grandes espectativas para a nova temporada! Vamos aguardar, né? ;)

      Excluir
  3. amando teu blog <3 mas preciso discordar contigo hehe prefiro miiiiiiiiiiil vezes a 3ª temp. do que a 2ª

    ResponderExcluir
  4. Obrigado! Esse blog é tanto meu quanto de vocês, então fique sempre a vontade ;) E todas as opiniões são bem vindas! Vamos esperar as surpresas da próxima temporada :D

    ResponderExcluir