text-align: center;

quinta-feira, 31 de julho de 2014

[ANIVERSARIANTE DA SEMANA] J.K.Rowling

E hoje, dia 31 de Julho de 2014, ninguém mais, ninguém menos do que Joanne Rowling, autora de uma das obras literárias mais vendidas e mais premiadas do mundo, Harry Potter, está completando 49 anos.

J.K.Rowling (como é mais conhecida universalmente), foi a primeira pessoa, segundo a Forbes, a se tornar bilionária com a venda e publicação de livros. Suas publicações foram traduzidas para mais de 64 idiomas ao redor do globo e isso rendeu, com o tempo, uma quantia exorbitante, também a classificando como uma das pessoas mais ricas de todos os tempos. Curiosamente, Rowling afirmou que não teria uma quantia de um bilhão no bolso, em seu documentário.
Seu primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, o início da saga do bruxo mais famoso da literatura e do cinema, foi lançado em 1997 e se tornou a obra mais vendida da autora, com cerca de 107 milhões de cópias vendidas. Na saga, conhecemos o jovem Harry Potter, que teve seus pais assassinados friamente pelo cruel Voldemort enquanto ainda era bebê, então o jovem decide ir atrás de enfrentar o rival, além de evitar que o maligno bruxo consiga destruir tudo o que Harry considera mais importante em sua vida.
Foi graças ao sucesso de sua saga fantasiosa que Joanne Rowling se tornou uma das mulheres mais ricas do mundo.


Harry Potter acabou se tornando um épico, com 7 livros da saga principal (Saga Harry Potter) e 3 livros complementares (nos quais a autora usou os pseudônimos de Newt Scamander e Kennilworthy Whisp, fora o tradicional J.K.Rowling). No cinema, existiram 8 filmes, com o último livro seguindo a tradição atual da divisão em duas partes. Harry Potter, como nos livros, fez bastante sucesso também no cinema, sendo uma ótima adaptação e bastante fiel aos escritos. Fora isso, a história do Menino Que Sobreviveu se tornou referência para vários outros títulos de outros autores e até mesmo, foi referência para ensaios teológicos, psicológicos e sociológicos.
Após o fim desta série, Jo Rowling lançou mais três livros: Morte Súbita, seu primeiro drama adulto, O Chamado do Cuco (com o pseudônimo de Robert Galbraith, para quebrar um pouco o elo entre o nome da autora e o nome de Potter), e o ainda não lançado oficialmente no Brasil, The Silkworm, sequência do romance policial de Robert Galbraith, ainda sem previsão de lançamento aqui.

Jo Rowling foi capaz de encantar milhões de corações de leitores de todas as idades e gerações por todo o globo. Com sua escrita bastante simples e sem rodeios, uma objetividade característica em seus livros e encaixando tudo isso em contextos dramáticos, misteriosos e muito envolventes, a autora se consagrou como uma das maiores escritoras de todos os tempos. Em sua vasta obra, ela busca expôr e destacar os valores humanos, tais quais a amizade, o amor, a superação, o companheirismo e força de vontade, além de mostrar, com muita classe, as consequências de nossas escolhas, certas ou erradas, e o modo como elas podem afetar a vida das pessoas ao redor.
É com essa imensa carga que a autora chega aos seus 49 anos e, podemos dizer, bem vividos 49 anos.
Parabéns e que ainda possa nos trazer ótimas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário