text-align: center;

quarta-feira, 23 de julho de 2014

[MINHA RESENHA] Maldita - Chuck Palahniuk

Maldita
Palahniuk, Chuck
Editora Leya, 2014



Um ano depois do lançamento de Condenada (confira a resenha clicando aqui), é lançada oficialmente, no Brasil, a continuação da saga de Madison Spencer no inferno, por Chuck Palahniuk (Clube da Luta).
Em Condenada, conhecemos a jovem rebelde Madison. Estranhamente, com apenas 13 anos, ela acorda trancada no inferno, sem entender o porquê daquilo, e busca constantemente tentar descobrir, através das memórias de seu passado, os motivos que a levaram a condenação eterna. 
Juntamente a um grupo de adolescentes que também foram punidos e obrigados a passar a eternidade no mesmo ambiente cruel da jovem, Maddy parte para uma jornada suicida entre os mais assustadores e cruéis locais do inferno, fazendo com que a garota e seus companheiros confrontem seus maiores medos e precisem buscar, dentro de cada um, a coragem necessária para passar por cima de todo o mal. 
No primeiro livro, conhecemos os principais personagens que foram capazes de transformar a vida de Madison e fazendo, assim, com que ela se torne uma garota frustrada e independente. Podemos dar destaque a sua família, com papel importantíssimo no que diz respeito a formação do caráter da pré-adolescente, e aos amigos que encontra no inferno, que buscam encorajá-la e torná-la capaz de descobrir o que a levou a morte.
Em Maldita, os fatos já se iniciam com Madison de volta a Terra, mas apenas como um espírito ambulante, o que a faz perceber que está passando pelo purgatório. Após sua saída caótica do inferno, criando muitos conflitos entre os demônios e entre todos os habitantes de lá, a garota descobre que o Príncipe das Mentiras está com planos malignos para levar todas as almas terrenas para o seu lar, e ela deve, a todo custo, evitar que isso aconteça. Encarando a passagem na Terra como uma segunda chance para corrigir as coisas e para poder esclarecer tudo que a levou ao seu pesadelo real, ela traça como objetivo principal ir ao encontro de seus pais e alertá-los sobre o perigo que a raça humana corre, pois seus pais, como pessoas influentes em todo o planeta (e vivas, diferente de Madison), poderiam salvar o planeta do caos que estava previsto.
Grande parte da história é focada no passado da jovem e nas possíveis explicações que causaram sua condenação. Vários fatos da sua infância são apresentados e cada um deles é capaz de construir uma ótima trama. Diferentemente do primeiro livro, que é mais descritivo e basicamente se trata da apresentação dos personagens, Maldita nos leva aos segredos mais profundos e sombrios da vida de Madison e de sua família. Cada história de seu passado serve para explicar o motivo de toda a trama principal, o que chaga até a ser interessante, pois é recheado de surpresas.
O autor decidiu permanecer com o mesmo estilo estético do primeiro livro. A divisão em capítulos curtos, a fala em primeira pessoa e uma linguagem madura para ser compreendida pelo público alvo. Um assunto bastante abordado nessa obra é a crença, a Fé. Através de fatos que ocorrem com o passar das páginas, os personagens vão se encaixando e modulando sua personalidade de acordo com os imprevistos então, um destaque que esse livro merece ter é a formação constante do caráter moral e ético. Reflexões simples são nos passadas, sem tornar enjoativo e apelativo e tudo vai se tornando mais claro a medida que o caos vai se aproximando.
Com uma história mais sólida que no primeiro livro, Maldita é uma boa continuação para esclarecer tudo que ficou inexplicado em Condenada.

Um comentário:

  1. Eu AMEI o livro. Só espero que tenha uma continuação pra dar um fim de verdade na história

    ResponderExcluir