text-align: center;

sexta-feira, 25 de julho de 2014

[MINHA RESENHA] Minha Metade Silenciosa - Andrew Smith

Minha Metade Silenciosa
Smith, Andrew
Editora Gutenberg, 2014



Minha Metade Silenciosa é uma obra do gênero dramático, escrita pelo autor juvenil, Andrew Smith, e seu primeiro livro publicado em português aqui no Brasil.
A obra trata da história de dois irmãos em fase de adolescência, que têm de conviver em um lar sem estrutura familiar e com bases educacionais praticamente inexistentes, o que se torna explícita na frase encontrada na obra: "E não há amor na minha casa, somente regras."
Como coadjuvantes, encontramos os irmãos McClellan. Stark, o mais novo, foi gerado com uma deficiência física, pois sua orelha esquerda nasceu atrofiada, o que causou danos em sua audição e graves consequências em sua autoestima. Por ter apenas 13 anos, ter cerca de 1,80m e ser bastante magro, sofreu bullying durante um longo período da sua vida, o que acabou lhe "premiando" com o apelido de Palito.
Já Bosten, o mais velho, é o filho rebelde e que sempre buscou defender, à todo custo, seu irmão mais novo, mesmo que isso lhe trouxesse sérios problemas futuramente.
A história principal gira em torno da família McClellan, com foco nos filhos e em todo o sofrimento que eles tiveram que passar tanto no ambiente familiar, quanto externo. Os pais (não identificados durante a obra), são usuários de drogas lícitas e nunca foram capazes de dar uma família e amor aos filhos. Com tudo isso, houve uma intensa aproximação dos irmãos, gerando um amor imensurável entre eles e os tornando capazes de tudo pelo outro. Este amor entre eles é o que merece mais destaque na obra e o é o que constrói a moral que Andrew Smith quis disseminar.
Palito (Stark) sofre de sérios problemas de autoestima por conta de sua deficiência física, o que o torna uma pessoa extremamente acanhada e retraída, sempre com olhares desconfiados e pressupondo que os outros lhe olham com desdém. Mas Bosten sempre esteve ao seu lado para defendê-lo e para lhe trazer paz, mesmo nos momentos mais difíceis e mesmo que isso lhe custe um preço alto.
Constantemente apanhando do pai bêbado e sofrendo abuso da mãe, Bosten levava a culpa pelos seus atos errados e pelos deslizes do irmão mais novo, buscando defendê-lo até que, certo dia, seu convívio com os pais chega ao estopim, e ele decide fugir de vez, deixando para trás, inclusive, Stark.
Sentindo-se sozinho, abandonado e sem mais nenhuma base familiar, preocupado com o irmão mais velho e com os riscos que esta fuga pode lhe trazer, Palito decide ir atrás dele e levá-lo de volta para casa, viagem que o colocará em várias situações de perigo e que o levará a uma jornada de auto-descobrimento e de várias reflexões acerca de suas escolhas e de até onde seu amor pelo mais velho o pode levar.
Com uma linda história, diálogos magníficos e com uma relação muito pura de amor entre os irmãos, Minha Metade Silenciosa é um livro que merece ser bastante observado. Tratando da descoberta da adolescência e das sensações que ela pode trazer, da responsabilidade que temos, desde cedo, com as nossas escolhas e com suas consequências, da busca pela coragem para saber enfrentar o mundo e da aceitação pessoal, a obra emociona muitas vezes e irá lhe prender por horas! Uma leitura muito fluida e bastante acessível, com uma mensagem linda e de alta profundidade lhe esperam nessa obra. Realmente, um livro surpreendente e que estará entre seus favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário