text-align: center;

quinta-feira, 24 de julho de 2014

[MINHA RESENHA] O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe
Saint-Exupéry, Antoine
Editora Agir (Texto integral), 2009



O Pequeno Príncipe é um livro do gênero infanto-juvenil, com leves traços de fábula, narrado por um protagonista sem identificação e pelo Príncipe, escrito pelo aristocrata, poeta e escritor francês, Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944).
Obra recordista da época e com uma repercussão extremamente positiva na contemporaneidade, O Pequeno Príncipe é o livro mais lido e mais traduzido na França, com tradução para mais de 250 linguagens e dialetos distintos, além de ter recebido o célebre título de um dos maiores best-sellers de todos os tempos, com mais de 140 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
A história principal do livro, na qual o narrador primário se perde no deserto por causa de uma falha mecânica em seu avião e acaba ficando sem rumo e sem saber para onde prosseguir, é baseada em uma experiência vivida pelo próprio Saint-Exupéry durante a Segunda Guerra Mundial, quando acabou perdido no Deserto do Saara.
O Pequeno Príncipe é uma obra poética, reflexiva e profunda em todos os seus momentos. Em quase todas as páginas e em todas as situações vivenciadas pelo Príncipe, é apresentada uma lição, o que dá a obra uma pontada de fábula, esta que trata de contos e narrativas curtas, com elementos fantasiosos e capaz de dar vida a seres inanimados, além de, ao final de cada uma, apresentar a lição de moral que foi passada no texto e, com isso, tornar-nos capazes de refletir acerca das atitudes e das situações vivenciadas pelos protagonistas.
Logo no início do livro, encontramos o personagem não-identificável preso no deserto e à procura de um conserto para seu avião desregulado. É explicado que, quando jovem, ele desenhou uma serpente com um elefante no estômago, mas nenhum adulto reconheceu a verdadeira essência do desenho, confundindo com um chapéu, fato capaz de criticar firmemente a percepção dos adultos e como eles não conseguem reparar nada sem que haja uma explicação. Com toda essa frustração, o aventureiro desiste da carreira de desenhista e a encerra com essa sua única e frustrada obra.
Eis que aparece, de repente, um rapazinho de cabelos dourados, com um pedido bem inusitado de um carneiro. O aventureiro se assusta e, após tentativas fracassadas, desenha uma caixa, dizendo conter um carneiro nela, o que deixa o Príncipe feliz. Até que ele decide contar sua história para o rapaz perdido no deserto.
Neste contexto, a história principal nos é apresentada: o Príncipe deixou sua rosa sozinha em seu planeta natal e decidiu seguir viagem à procura de um amigo. Assim, o Príncipe foi de planeta em planeta para realizar seu desejo, mas acaba que só encontra mentes vaidosas, ocupadas, sérias, envergonhadas, todas solitárias e incapazes de representar uma amizade.
No fim de seu caminho, o principezinho foi parar na Terra e, após ver um campo com muitas flores, começou a perceber que não havida dado o valor merecido à sua flor deixada em seu planeta natal, lhe causando um enorme arrependimento e prendendo sua flor constantemente em seus pensamentos.

Um dos destaques do livro é uma raposa que, coincidentemente, o principezinho acaba encontrando na Terra. A raposa ensina uma verdadeira lição de amizade para o rapazinho de cabelos loiros. Os diálogos entre eles são fantásticos. O Príncipe tenta entender o que significa a palavra cativar e a raposa tenta mostra a ele que, cativando, somos capazes de criar laços de amizade e de amor. O relacionamento criado entre os dois é de uma dependência tão pura e verdadeira, que chega a apertar o coração os momentos deles juntos e, com certeza, desperta, em cada um dos leitores, uma emoção muito forte.
O Pequeno Príncipe é uma obra indispensável pra qualquer tipo de leitor - tantos os com hábitos quanto os sem - e a qualquer faixa etária, pois é um livro bastante acessível a todos.
Com uma história linda, momentos bastante emocionantes e uma profundidade que nos faz refletir sobre nossos conceitos e sobre nossas escolhas, Antoine de Saint-Exupéry escreveu um livro que, com toda a certeza, irá mudar a vida de todos que o lerem.
Para os preguiçosos, o livro é curto, com imagens, e tem uma linguagem muito simples. Talvez essa tenha sido a ideia do autor, criar um acesso e uma ponte entre todas as gerações, sendo capaz de tornar O Pequeno Príncipe inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário