text-align: center;

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

[CONHECENDO A SÉRIE] Game of Thrones - 4ª Temporada

Bom, antes de mais nada, deixo aqui uma breve explicação sobre a minha falta de resenhas literárias nestes últimos dias. Além de eu ser homem, e acabar tende que seguir, talvez por mero estereótipo, a famosa tendência de que machos não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo, dediquei praticamente 100% do meu tempo nesta última semana para assistir, por completo e de uma só vez, Game of Thrones.
Já deixando claro que, antes de mais nada, decidi fazer um post mais opinativo e pessoal sobre toda a série televisiva, excluindo os livros, e irei falar não o bastante, mas o suficiente, sobre como os fatos desencadeados nas outras temporadas refletiram nos eventos da 4ª temporada da série.


Game of Thrones, como já dito nos outros posts, é uma série televisiva baseada nas aventuras escritas por George Martin. A história principal se passa em Westeros e reinos dos quatro cantos estão travando uma disputa pelo domínio do Trono de Ferro e dos Sete Reinos, enquanto ameaças sombrias estão surgindo no norte da Muralha. 6 livros foram lançados no Brasil (contando com O Cavaleiro dos Sete Reinos), e 4 temporadas televisivas já foram concluídas.

Apenas lembrando que, por se tratar de uma história contínua, haverá SPOILERS das temporadas anteriores, tal como da última lançada, então cabe a vocês continuarem e ler a matéria.



Na primeira temporada, conhecemos a rivalidade de duas principais e nobres famílias, responsáveis, talvez, pela origem de todo o conflito e de todas as trágicas consequências desencadeadas durante a série. Inicialmente, conhecemos Wintefell, lar da família Stark, uma honrada família e que busca manter suas ambições apenas em sua região, sem grandes desejos de assumir o trono em King's Landing. Logo em seguida, conhecemos os Lannister, uma rica família, a mais poderosa financeiramente em Westeros, que buscam, a todo custo, destaque na sociedade e o controle da mesma, assumindo que, o único modo de obter esse controle seja tomando de vez o trono e o mantendo durante todo o seu legado.
O atual rei, que não representa nenhuma dessas duas famílias, mas sim os Baratheon, sofre a misteriosa perda de seu conselheiro e sua Mão, Jon Arryn, e busca, em Ned Stark, lorde de Winterfell, o nome ideal para preencher essa vaga. Com a morte de Robert Baratheon, o rei, Ned Stark acaba tendo que representá-lo, arriscando sua vida e ficando no meio dos conspiradores Lannister.

Com a ambição dos Lannister se tornando cada vez mais perto de se concretizar, após a morte do rei Robert e de a rainha Cersei Lannister estar a procura de um rei, além de seu filho, Joffrey Baratheon, herdeiro do trono por direito, os leões encontram nesta uma excelente oportunidade para assumir o trono de vez e, assim, conseguem culpar, injustamente, Ned Stark por traição, trazendo sua morte e, posteriormente, tendo o poder máximo dos Sete Reinos, o Trono de Ferro.
Os familiares de Ned Stark descobrem, logo em seguida, a morte do pai e decidem vingá-lo. Robb Stark cria seu exército e marcha rumo a King´s Landing. Jon Snow, o bastardo, é enviado a Muralha para se tornar um Patrulheiro e defender Westeros de ameaças externas. Arya Stark foge de King´s Landing, enquanto Sansa Stark fica na Capital Real para se tornar uma "moeda de troca" aos Lannister, e Brandon, junto ao mais novo, Rickon Stark, decidem desbravar o reino em busca de respostas para seus sonhos.

Durante toda a história, a Última Targaryen, Mãe dos Dragões, Daenerys, busca construir um exército e conquistar o seu povo que foi deixado para trás, através da libertação de escravos, da violência contra os opressores e de seus dragões, que foram uma ameaça para Westeros eras atrás e que se tornaram uma nova ameaça a todos, já que se espalhou a notícia de seu nascimento e que, a cada ano que passa, eles estão maiores e mais poderosos.
Na quarta temporada, temos ums situação já concretizada: Westeros está dividida. Com as ameaças cada vez maiores dos White Walkers, pois o Inverno Está Chegando, os selvagens chegam até A Muralha e caberá a Jon Snow, juntamente aos Patrulheiros, detê-los. Os Lannister, liderado por Tywin, a Mão do rei Joffrey e seu avô, buscam se estabelecer de vez como a família mais poderosa de Westeros, casando Joffrey com Margaery e assim, fazendo com que sua linhagem possa permanecer durante anos.
Tyrion Lannister, cada vez mais por dentro dos planos de sua família e ameaçado por não aderir às conspirações, é nomeado Mestre da Moeda e excluído do Pequeno Conselho pelo pai, já que Tywin teme que Tyrion não possa ser de confiança. 
Os exércitos se reagrupam, principalmente os de Stannis Baratheon, que deseja o trono a todo custo, nem que tenha que dar sua vida em troca e a de todos que vivem ao seu redor. 
Em sua 4ª temporada, Game of Thrones toma aspectos extremamente dramáticos e cruciais, já que o clima de tensão está se afunilando a cada conflito, causando assim consequências terríveis e importantíssimas nas escolhas de cada um dos personagens.

Mantendo a excelente qualidade de outras temporadas e sendo bem mais pesada, a série ganha cada vez mais destaque no cenário internacional e já é uma das mais gloriosas de todos os tempos. O destaque, em minha opinião, desta quarta temporada, vai para o príncipe Oberyn Martell, que vem de longe, das terras de Dorne, enviado por seu pai para se vingar dos Lannister pelo assassinato de sua irmã, e é responsável por um dos capítulos mais assustadores da história da televisão, The Viper and The Mountain, o oitavo capítulo. Passei dias mal após o final do mesmo e confesso que, após assisti-lo, a cena ficou na minha cabeça de um modo bem presente.
Acredito piamente que Oberyn Martell e Jaqen H'ghar tenham sido os melhores personagens que Game of Thrones nos apresentou em todas suas temporadas.
Trouxe, logo abaixo, um vídeo que mostra as reações de quem assistiu esse oitavo capítulo. Acredito que minha reação não foi diferente. Com certeza, um dos melhores capítulos de séries que já pude acompanhar.


E assim, finalmente, chego ao fim temporário desta série maravilhosa e que me encheu de emoções e momentos de raiva. Meio old, mas vintage, pois preferi assistir tudo de uma vez quando passasse de moda, sem que os fãs chatos não ficassem berrando Game of Thrones pra lá e pra cá!
Espero que tenham gostado tanto quanto da visão, com o MÍNIMO DE SPOILERS possível e que, para quem não viu, se sinta convidado à acompanhar esta série maravilhosa, pois quinta temporada está vindo e, depois desta quarta temporada, acredito que venha com tudo, junto ao inverno!

VALAR MORGHULIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário