text-align: center;

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

*Desafio Literário* [MINHA RESENHA] The Walking Dead: A Ascensão do Governador - Robert Kirkman & Jay Bonansinga

Dia 17 de Julho de 2014, fiz um post sobre um Desafio Literário que estou participando, juntamente a outros blogs literários e iniciado pela galera do Apenas Uma Leitura e do Keep Calm and Carry On. Então, finalmente pude terminar a minha resenha, já desculpando pelo tempo que estou sem resenhar, mas acredito que serei desculpado por todos, já que ocupei todas minhas sagradas horas assistindo Game of Thrones e acabei viciando. Enfim, aí está o primeiro livro do Desafio ;)


The Walking Dead: A Ascensão do Governador
Kirkman, Robert & Bonansinga, Jay
Editora Galera Record, 2012



A Ascensão do Governador é um livro do gênero terror/drama, que complementa PERFEITAMENTE a série televisiva norte-americana, The Walking Dead. A obra foi lançada em 2012 no Brasil e distribuída pela editora Record, além de ser escrita pelo talentoso escritor de histórias em quadrinhos, Robert Kirkman (produtor da série homônima), em parceria com Jay Bonansinga.
O livro trata, com excelência, da trajetória de um dos personagens mais queridos (ou odiados) de todos os tempos, o vilão conhecido por seu nome de guerra, O Governador.
Nele, é apresentado todo o drama e a sobrevivência vivenciados por Brian Blake, seu irmão, Philip Blake, sua sobrinha, Penny, e dois amigos, após a chegada do fim dos dias e o mundo se tornar o lar dos mortos.Com uma narrativa fantástica, tensa e dramática, conhecemos todos os fatos chocantes que deram origem ao "vilão" e governador de Woodbury.
Misteriosamente, o mundo morreu. Pólos habitacionais viraram cidades fantasmas e as últimas notícias de vida se extinguiram junto aos últimos sinais telefônicos e de comunicação. Tudo foi assolado, sem nenhuma explicação, por uma vasta e infinita solidão, sendo quebrada apenas pelo barulho do vento e por ocasionalidades. Mas, enquanto a Terra morria, os mortos subiam logo em sequência, e ocuparam todos os quatro cantos.
Aos poucos, foram se espalhando e engolindo o restante de vida que ainda existia, pois eles são insaciáveis e têm fome, precisam se alimentar de qualquer tecido vivo e, assim, seguem tudo que respira e, já sem nenhum sintoma de vida, destroem.
E foi neste mundo vazio que Philip Blake, um caipira de Waynesboro, teve que se adaptar aos poucos. Tudo começou com a morte de sua esposa. Logo depois, os mortos subiram e, assim, o mais novo dos Blake teve que lutar pela sobrevivência. Mas não por ele, por seu irmão mais velho, um baixinho covarde e esguio, Brian Blake, ou por seus amigos Nick Parsons e Bobby Marsh, mas sim pela única criatura no mundo pela qual ele achava que devia se sacrificar: sua filha, Penny.
O enredo trata da sobrevivência e da busca do grupo por algum lugar seguro, ou por algum lugar que ofereça um mínimo de conforto temporário, até eles terem condições de continuar seu nomadismo.


Durante suas aventuras, inicialmente em busca de um suposto acampamento de refugiados em Atlanta, o grupo tenta, ao máximo, acreditar e lutar pelos seus ideias de que tudo, a qualquer momento, pode acabar, e todo o mal que ocupa a Terra terá seu fim em breve. Acontece que, nem sempre, os inimigos são os mortos-vivos, já que, com o recente fim da produção de recursos limitados e com a disputa cada vez mais acirrada pelo monopólio dos mesmos, os próprios humanos terá que se enfrentar para garantir sua sobrevivência. 
Em A Ascensão do Governador, o principal foco não é o próprio governador, mas sim seu irmão mais novo, Philip Blake, que tem em sua filha um último suspiro de vida e, por ela, será capaz de fazer as coisas mais suicidas e inesperadas que se possa imaginar. Sua fúria e seu rancor pela morte de sua esposa são sem limites, e ele não pensará duas vezes em arriscar sua vida por conta das únicas pessoas que lhe restaram.
Com todo o estilo e filosofia de vida de Philip Blake, vemos como os fatos e acasos alteraram a mente de Brian e como tudo isso o influenciou, tornando-o o ditador de Woodbury, popularmente conhecido como O Governador, um dos maiores "vilões" da atualidades no ramo cultural.
A história é excelente e extremamente profunda. Com enormes pitadas de tragédias e de consequências drásticas na vida de cada um, é extremamente importante a visão de como a vida de um homem (Brian Blake), que outrora fora um rapaz simples, sem grandes ambições e covarde, pode mudar após as coisas tomaram um rumo tão cruel quanto toma em A Ascensão do Governador.
Para os fãs da série e que não tiveram oportunidade para conhecer a história de Brian ou para quem tem, pelo Governador, uma grande idolatria (como adquiri durante o período que acompanhei a série), o livro é um excelente auxiliar e complemento para o apocalipse zumbi apresentado pela AMC.
Só tenho elogios para o livro e recomendo bastante para todos, lembrando que o livro, diferente de muitos outros que já pude ler, tem uma censura própria, sendo indicado para maiores de 18 anos. Mas nós sabemos que essas censuras, hoje em dia, são uma grande furada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário