text-align: center;

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Há 70 anos, Anne Frank era capturada por nazistas

Há 70 anos, em Agosto de 1944, o dia 5 ficaria marcado na era da literatura e da história. O contexto: a Segunda Grande Guerra, conhecido por ter sido o conflito mais letal e apocalíptico da vida humana, resultando em mais de 70 milhões de mortes. Dentre as perdas, uma se destacou por conta de um diário póstumo que deixou, contendo escritos acerca do período vivenciado por sua família durante a intensa perseguição aos judeus. Quem escreveu? Annelies Marie Frank, popularmente conhecida somente por Anne Frank.


O diário da garota, escrito entre Junho de 1942 e Agosto de 1944, se tornou uma das mais importantes obras literárias do século XX, além de ser base e referência para vários autores, estudiosos e interessados durante décadas. 
Anne Frank trouxe, principalmente na época, uma história muito impactante e emocionante, que, literalmente, retratava exatamente o sofrimento dos judeus e daqueles que não se alinhavam aos ideais nazistas. Seu livro era uma transmissão de seus pensamentos pessoais, com detalhes sobre sua família, sua vida em Frankfurt e Amsterdã, e sobre o contato que tiveram após as perseguições eclodirem.
 A jovem faleceu com apenas 15 anos, em meados de 1945, no campo de concentração de Bergen-Belsen, e se tornou um mártir e um símbolo na luta contra regimes ditatoriais, sendo base para os fundamentos de Roosevelt e Nelson Mandela (contra o Apartheid). 
Atualmente, O Diário de Anne Frank é um dos livros mais traduzidos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário