text-align: center;

domingo, 3 de agosto de 2014

[MINHA RESENHA] Onde Vivem os Monstros - Maurice Sendak

Onde Vivem os Monstros
Sendak, Maurice
Editora Cosac Naify, 2009



Onde Vivem os Monstros é uma curtíssima história infantil, escrita e ilustrada em 1963 por Maurice Sendak, lançada no Brasil em 2009. A obra foi uma revolução na literatura, pois foi uma das pioneiras em trazer, praticamente em igualdade, palavras e ilustrações (muito bem desenhadas, por sinal), e alterou todo o conceito de um bom livro infantil, facilitando o acesso às crianças mais novas e fazendo com que elas se sintam mais atraídas pela leitura, já que o auxílio das imagens é de grande importância para elas. Por conta desse caráter revolucionário, a obra foi vencedora com méritos de vários prêmios, como o Prêmio Hans Christian Andersen, The Caldecott Medal, Prêmio Astrid Lindgren e o Memorial de Melhor Livro Ilustrado do New York Times, todos internacionais. Na academia nacional, o livro ganhou prêmios por melhor tradução e por melhor adaptação de histórias infantis. 
Onde Vivem os Monstros trata da história do sonhador e hiperativo garotinho Max, que vive num mundo de fantasia e de imaginação criado por ele mesmo, mas é um garoto solitário, pois não tem com quem brincar. 
Certo dia, Max decide brincar no sua casa e cria todo um cenário fantasioso de aventura, fazendo uma bagunça sem tamanho, o que irrita sua mãe. O garoto leva uma bronca dela e é mandado para o seu quarto, sem direito a janta, o que faz o Max ficar furioso e acabar se encontrando, estranhamente, dentro de uma floresta. Com sua fantasia de lobo, Max decide explorar a floresta, embarcar num veleiro e conferir até onde ele pode chegar nessa jornada. 
Ao final da navegação, a criança chega numa ilha esquisita e acaba descobrindo que é nela onde vivem os monstros. Com seu poder de liderança para comandar a brincadeira, determinar funções para cada um e trazer a alegria de volta às criaturas, Max é proclamado rei dos monstros. 
O garoto começa a se relacionar com eles, a perceber o que reside no coração de cada um e, com essa jornada de descoberta, Max sente saudade de casa e das pessoas que ama, fazendo com que ele se questione sobre suas escolhas e sobre as consequências delas.
Onde Vivem os Monstros é uma história linda, inocente e muito emocionante, apesar de curta e infantil. O livro tornou-se um dos favoritos do atual presidente dos EUA e foi um completo sucesso de publico, sendo um dos mais vendidos do ramo infantil e traduzido para mais de 20 idiomas. O livro conta também com uma excelente adaptação para os cinemas, com o mesmo título e com a mesma emoção e simplicidade que o livro é capaz de transmitir, sendo uma agradável extensão da história de Maurice Sendak. Veja o trailer abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário