text-align: center;

terça-feira, 5 de agosto de 2014

[MINHA RESENHA] Sob a Redoma - Stephen King

Sob a Redoma
King, Stephen
Editora Suma de Letras, 2012



Sob a Redoma é um livro bastante complexo em questão de gênero literário. Posso dizer que é um livro com a primeira metade encaixada no suspense e mistério, e a segunda parte classificada com ficção científica. O livro tem uma história curiosa, pois começou a ser escrito pelo Mestre do Terror em meados da década de 70 e de 80, e ele acabou desistindo da produção, pois se perdeu nas ideias. No século XXI, Stephen voltou a escrevê-lo, contando com a ajuda de um grande amigo seu, que pesquisou e deu, praticamente, toda a base científica usada pelo autor no livro. O romance foi publicado no Brasil em 2012, e já foram editadas duas edições para a obra (uma com a capa original, e outra com a capa da adaptação para série televisiva). O livro é caprichado, bem detalhado, segue todos os padrões do estilo Stephen King, com intertextualidades, muita violência, diálogos fortes e profundos e muitas, mas muitas, surpresas.
Chester´s Mill é uma pacata cidade interiorana. Todos se conhecem e buscam um convívio pacífico entre si. Como todas as outras cidades, ela não está livre de corrupção, bandidagens, traições e dos conflitos básicos que regem os convívios sociais. A população é pequena (por volta de 3 mil e poucas pessoas), e os cidadãos buscam viver seus dias de acordo com suas rotinas de trabalho, familiares e hábitos.
De repente, um avião cai na interestadual de Mill, causando um alvoroço e intensa movimentação na cidade. Todos se perguntam o que houve e como aquele avião foi parar em tal situação, até que outros acidentes são noticiados e, aos poucos, pessoas vão lotando o hospital. Uma das vítimas destas tragédias percebe que há algo de errado na cidade e, ao procurar investigar o motivo de seu acidente, ele se depara com uma situação inusitada: seu veículo bateu numa cúpula invisível.
Logo, todos vão percebendo a gravidade da situação e se veem, estranhamente, presos em Mill numa redoma que cerca toda a região.
Como se já não bastasse o isolamento da cidade, o segundo vereador de Chester's, Jim Rennie, controla, um forte esquema de corrupção e de drogas na cidade, e vê, nesse acontecimento inexplicável, uma oportunidade para assumir de vez o domínio de Mill, tornando-se um verdadeiro ditador e buscando, a todo custo, atingir seus objetivos, nem que seja necessário o uso de força e de violência excessiva. Ao mesmo tempo que Dale Barbara, ex-tenente do exército americano, procura, juntamente de outros cidadãos, evitar que Big Jim controle sua cidade e que crie um regime autoritário perante a sociedade, fazendo com que a redoma fique a segundo plano e se torne o menor dos problemas.
Uma intensa disputa entre o controle da cidade e a sobrevivência da população e a busca por respostas sobre o fenômeno que cerca a cidade são questões chaves que irão criar questionamentos nos personagens e os fazer se perguntar "Quem está do lado de quem?".


Mais uma vez, Stephen King foi capaz de criar uma obra, no mínimo, memorável. Sob a Redoma é um livro surpreendente em absolutamente todos os aspectos. Com inúmeras reviravoltas, sua história flui de um modo intenso e é incrível o modo como o Mestre do Terror fez para que as situações sejam cada vez mais envolventes. Um conselho para esse livro é: não pense que nada pode piorar.
Muito sangue e crueldade, muitos palavrões e muita vulgaridade: isso é o que Big Jim conseguiu desenvolver em Chester´s Mill. O personagem tem uma verdadeira mente psicopata e, junto ao seu filho, Junior, são responsáveis por boa parte dos estragos na cidade. O livro é lotado de personagens, cada um com sua história, com sua personalidade própria e com um desenvolvimento evidente durante a trama.
Arregalei os olhos várias vezes durante a leitura e simplesmente não conseguia parar de ler. Um livro bem ao nível Stephen King que, apesar de seu tamanho (o que não é novidade nas obras do autor), vale muito a pena. Uma coisa é garantia: Stephen nunca vai deixar de nos surpreender.
Sob a Redoma foi adaptado para a série televisiva homônima, comprada pela CBS e transmitida, no Brasil, pela TNT e pela Rede Globo. A série já conta com uma primeira temporada concluída e, atualmente, a segunda está em andamento. Veja o trailer da temporada inicial abaixo.

2 comentários:

  1. Nunca li nada do escritor, apesar de ouvir muito sobre ele. Confesso que agora fiquei com vontade de ler, ainda mais quando se trata de mentes psicopatas.
    screepeer.blogspot.com.br
    Beijinhos Screepeer

    ResponderExcluir
  2. Você vai adorar o livro certeza! Ele é ótimo tanto para os fãs do autor, quanto para os que nunca tiveram a oportunidade de ler nada dele. Sob a Redoma já é um dos meus favoritos!
    E estou seguindo o seu ;) beijo!

    ResponderExcluir