text-align: center;

sábado, 6 de setembro de 2014

[CONHECENDO A SÉRIE] Hellsing

Hellsing é uma série japonesa, baseada nos mangás lançados em 1997 por Kouta Hirano, que somente foi adaptada pelas TVs japonesas em meados de 2001, inicialmente transmitida pela Fuji TV, distribuída pela GONZO Digimation. Trata-se de um anime de horror/ação, com violência moderada e com traços sobrenaturais, tendendo para o psicológico. Em sua temporada base, de 2001, foi composta de 13 episódios, com uma média padrão de animes (22 minutos), e segue fidelidade com a história dos mangás até, mais ou menos, metade da série, o que decepcionou muitos fãs e acabou fazendo com que Hellsing fosse um pouco rejeitada.
Felizmente, conta com uma excelente história original, além de uma trilha sonora bem frenética e que se encaixa perfeitamente no ritmo imposto pela ação e pelo drama do enredo. Realmente, a trilha sonora merece destaque à parte. Outro ponto positivo é a qualidade gráfica que, mesmo se tratando de algo que já foi exibido há mais de uma década, ainda permanece bastante atual e clássica, algo agradável de ser visto e, até mesmo, impressionante.
Por conta do roteiro e de tudo que completou a série junto a ele, Hellsing acabou por se tornar um verdadeiro fenômeno de público, sendo divulgado em vários países, inclusive no Brasil, e conquistando mais e mais fãs à medida que foi disseminada.
Apesar de muitos não terem chegado a ler o mangá, se sentiram bastante atraídos pelo desempenho do desenho e, assim, Hellsing acabou se tornando febre e um dos animes mais reconhecidos e recomendados por todo o planeta.
No anime, conhecemos a agência Hellsing, uma "sociedade secreta" que tem como principal objetivo a caça e extermínio de seres perigosos à vida dos humanos, conhecidos como Ghouls - que mais parecem mortos-vivos e que se tornam sedentos por carne humana -, e os próprios vampiros, uns mais fortes que outros, que têm o poder de transformar humanos em Ghouls. Com isso, a Inglaterra acaba se tornando ameaçada por essas criaturas e a herdeira e filha de Arthur Hellsing (fundador da agência), Integra Hellsing, acaba se responsabilizando por proteger os humanos e a si mesmo, já que eles têm sua missão mantida em segredo.
Arthur acabou escondendo da humanidade e, até mesmo, de sua família, seu maior achado e, logo depois de sua morte, alertou sua filha sobre o caso e indicou a ela o local onde estava seu "troféu". Com isso, Integra, ainda jovem, identificou um calabouço em sua casa e acabou encontrando uma criatura misteriosa. Integra acabou descobrindo que se tratava de um vampiro extremamente poderoso, conhecido como Alucard, mas ficou em dúvida quanto ao caráter da criatura. Neste mesmo instante, a jovem diretora da agência Hellsing corria risco de vida e Alucard, mesmo preso, acabou salvando-a e eliminando a ameaça. Com isso, recebeu sua liberdade e, em troca dela, se tornou um devoto fiel de Integra, além de assumir o compromisso de trabalhar para ela, ajudando os humanos na luta contra os vampiros.


Esse é o contexto principal tanto da série quanto do anime. Porém, no anime, uma personagem acaba ganhando um foco e uma participação, se não tão cativante, importante para o desenvolvimento da história. Celas Victoria é uma simples e desastrada policial, que teme a morte mais do que os outros. Certo dia, ela recebe um chamado sobre um padre, em uma cidade interiorana, que está sendo suspeito de atacar os cidadãos. Sem saber da natureza da situação e de sua gravidade, Celas acaba se metendo num conflito entre humanos, Ghouls e um vampiro insaciável, o que lhe custa sua vida.

O que Celas não contava era que, durante o conflito, a presença de Alucard se confirmaria e, posteriormente, ele seria o responsável por trazer a jovem policial de volta à vida, mas não mais na forma de uma humana, e sim na forma de um vampiro, após ser mordida pela poderosa criatura.
E, assim, um dilema é instalado na série e acaba sendo mais um dos conflitos que se estenderão pelos capítulos. Celas, antes uma simples policial, terá de se adaptar à vida de uma vampira e se adequar ao modo de se alimentar e de controlar seus novos poderes. Celas luta internamente durante o início de sua transformação e busca rejeitar a ideia de ter se tornado um ser imortal, evitando tudo que tenha relação às criaturas, inclusive sangue, o principal alimento.
Victoria acaba sendo convocada para trabalhar para a agência Hellsing e, assim, tem em Alucard um mestre e tutor. Eles começam a trabalhar juntos e em prol da humanidade, criando laços e se tornando cada vez mais poderosos.
Enquanto eles se preocupam com seu trabalho e na missão de salvar os humanos da ameaça dos vampiros, não sabem que uma ameaça maior está se aproximando, vinda de um outro continente, e promete dar um trabalho nunca imaginado pela agência, além de trazer uma luta digna para Alucard, cansado de derrotar vampiros fracos.
Hellsing é uma série MUITO boa, intensa e frenética, com excelentes finais de capítulos e uma trilha sonora que empolga qualquer um. Uma história simples e até mesmo comum ao universo das animações japonesas, mas que se sobressai pelo ritmo imposto no enredo e, principalmente, pelo impacto que Alucard, que faz uma imensa inveja à Dante (Devil May Cry) - que foi baseado em Alucard, tanto por suas roupas quanto por ser muito estiloso nas batalhas -, traz ao anime.
Alucard é um personagem extremamente f***, com uma personalidade muito forte e que anseia por batalhas, sangue e morte. O vampiro conta com um instinto muito cruel e tem vergonha de ter que enfrentar criaturas tão fracas, humilhando-as sempre que pode e mostrando o quanto é mais forte que todos. Alucard busca sempre batalhar com estilo e com classe, escolhendo bem as palavras e sendo fiel à elas. Tem uma consideração pura por humanos e, principalmente por Integra, sua chefe, que foi responsável pela posição social e de respeito que o vampiro tem entre a humanidade.


Apesar de muitos acharem que Alucard de Hellsing se relaciona com o de Castlevania, isso não passa de boatos, já que foi confirmado que o vampiro de Hellsing realmente é Conde Drácula, apenas em épocas distintas.
A série realmente mereceu toda a repercussão positiva pelo mundo e é recomendadíssima. Talvez o único problema seja sua duração, já que são apenas 13 capítulos. O retorno positivo se deve, especialmente, por conta da personalidade e da força de Alucard, sem contar o seu estilo próprio, que merece destaque à parte.
Hellsing conta com muitas extensões, desde o lançamento de sua primeira animação. Em 2006, foi lançado o OVA da série, contando com 40 minutos cada capítulo e detalhando bem mais o que ocorreu na história do mangá. Não se trata de uma continuação dos 13 episódios iniciais, mas sim de uma ampliação do mundo de Hellsing.
Não deixe de conferir a série, ainda mais se gostar do estilo e, principalmente, de animes clássicos.

5 comentários:

  1. Olá, André!
    Eu só conhecia o anime de nome e seu post me ajudou a entender melhor o enredo e os personagens da história. - Para você ter uma ideia, eu achava que Hellsing era o nome do protagonista, no caso, Alucard. Hahaha
    Enfim, parabéns pelo post bastante didático, com certeza estou saindo do seu blog com mais vontade de começar a assistir o anime do que quando cheguei.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência ou não, Arthur, eu também pensei que o nome do vampiro fosse Hellsing hehe Mas tem tempo que eu queria ver a série e ela é bem simples de entender, além de todos os elogios que fiz no post. Recomendo mesmo e espero que goste tanto quanto eu gostei. É empolgante mesmo ;)

      Excluir
  2. Gostei muito de conhecer, o enredo é muito interessante, deve ser mesmo um ótimo anime! Já passei a dica para minha irmã, que gosta muito. :)
    Adorei conhecer seu blog, está de parabéns. Estou te seguindo e desejo-te muito sucesso!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Venha participar do sorteio que está rolando no blog, valendo um livro nacional incrível aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é uma ótica indicação e garanto que vão gostar. Além de ter uma boa ação, tem uma história bem profunda, o que só ajuda a série ;) Suesso!

      Excluir
  3. Ola andré eu gostaria de saber qual dos dois é o mais confiavel em questão ao mangá o ova ou os 13 episodeos pq eu vi os dois e na real eu não sei se esses 13 episodios contam realmente a história do mangá em si
    Já o ova eu tenho certeza pq tudo o que tem no mangá tem nos 10 mangás tem nos 10 ova

    ResponderExcluir