text-align: center;

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

[DIA DE FILME] O Homem de Aço

 O Homem de Aço (2013)



Gênero: Aventura/Drama
Data de lançamento: 10 de Junho de 2013 (EUA)
Tempo: 143 minutos
Direção: Zack Snyder
Escrito por: David S. Goyer
Estrelado por: Henry Cavill, Amy Adams, Michael Shannon, Diane Lane, Russell Crowe, Kevin Costner, Laurence Fishburne





Homem de Aço (Man of Steel) é um filme de aventura com pitadas de drama, lançado mundialmente em 2013 e dirigido pelo visionário diretor de Watchmen, um dos filmes de heróis mais controversos e mais bem criticados de todos os tempos, além de outros excelentes filmes como Sucker Punch - Mundo Surreal e o épico 300, Zack Snyder. Com um elenco de primeira que conta com grandes nomes do cinema internacional, tais como Laurence Fishburne (Matrix), Kevin Costner (Os Intocáveis) e Russell Crowe (O Gladiador), além de trazer uma novidade no mundo do cinema, dando o papel de Clark Kent para a surpresa e, até então, desconhecido, Henry Cavill, Homem de Aço entrou no período de produção já sendo bastante comentado e aguardado ansiosamente pelos milhões de fãs espalhados pelo mundo.
Com a missão de desvincular o nome do Superman do último filme lançado, Superman - Returns, que teve uma péssima crítica e aceitação por parte dos fãs, Zack Snyder propôs trazer um filme que mostraria o lado humano do herói da DC Comics, como vinha acontecendo com o Batman de Nolan, fazendo com que o kryptoniano seja capaz de sentir emoções fortes e de sofrer como todos os terrestres. Snyder apelou para o lado dramático e profundo da mente do jovem Clark Kent, construindo um fantástico cenário psicológico que seria responsável pelas escolhas e as consequências das mesmas por parte do Superman.
Visualmente lindo, com uma trilha sonora muito bem escolhida e com uma sensibilidade excelente, Snyder tornou o Superman como se fosse um dos personagens de Watchmen, mostrando como a humanidade e sua vida na Terra seriam capazes de influenciar nas atitudes do herói.
Homem de Aço dá sequência ao pouco comentado livro escrito por Kevin J. Anderson, Os Últimos Dias de Krypton (sensacional, por sinal. Super indicado e irei resenhar em breve), mostrando como a má utilização dos recursos do planeta levaram a uma catástrofe no núcleo, tornando-o extremamente instável e não resistindo à atmosfera e à superfície.


Com isso, um conflito militar acaba envolvendo todo o planeta, com alianças formadas pelo General Zod, um importante líder militar que acredita no fato de o Conselho de Krypton ser o culpado pela destruição que está havendo e decide, deste modo, atacá-los e, com o Códex, um importante material que contém a força vital de Krypton, conseguir reerguer seu planeta das cinzas e do apocalipse. Ao mesmo tempo que Jor-El, o maior cientista do planeta, busca uma alternativa pacífica para evitar o caos, enquanto ainda dê tempo e, consequentemente, acaba se colocando contra Zod.
Lutando por lados opostos, eles não conseguem salvar Krypton de seu extermínio, mas Jor-El consegue depositar a energia do Códex em seu filho, Kal-El, e enviá-lo para a Terra, enquanto, nos últimos minutos de vida do planeta, Zod é julgado pelo Conselho e condenado a passar um bom tempo na Zona Fantasma, um "depósito" de prisioneiros.
Kal passa a viver como um humano. Criado por fazendeiros, tem uma vida bastante regrada e até mesmo normal, mas, com o tempo, acaba descobrindo seus poderes e sente a necessidade de usá-los para salvar seus próximos de algum risco. Kal foi crescendo, já sendo conhecido como Clark Kent e, assim, foi desenvolvendo sua habilidade de esconder seus dons de outros humanos, assim como a habilidade de controlá-los.
Clark passa a executar vários trabalhos e busca evitar se fixar em algum lugar, já que utiliza nomes falsos e temem que as pessoas possam descobrir sua identidade, assim como sua origem.
Vivendo em paz e, cada vez mais, adquirindo um caráter e moral humanos, o kryptoniano não sabe que, logo, logo, a sua vida e de todo o Planeta Terra estará correndo um enorme risco, pois Zod conseguiu escapar da Zona e se direciona à Terra, com a intenção de recuperar o Códex e reerguer o Planeta Krypton, utilizando o solo terrestre como alicerce e destruindo todo a vida que possa existir nele.

General Zod em uma das melhores cenas do filme. É simples, mas tem um impacto muito forte na personalidade do vilão
Homem de Aço, como na maioria dos filmes de Zack Snyder, conta com um excelente fundo dramático e humano. Não seria diferente, já que o Superman é um herói que viveu na Terra e entre a população, tendo que disfarçar sua identidade e buscar se tornar o mais adaptado e comum aos olhos dos outros. O longa conta como mais uma história que traça a origem de um dos maiores heróis de todos os tempos, desde sua chegada na Terra até o seu desenvolvimento pessoal, que o taxou como salvador dos humanos e o Homem do Amanhã.
Como a crítica sobre o filme ficou bastante dividida, darei minha opinião agora sobre o que achei do longa, no aspecto geral e se representa um bom filme ou não. Lembrando que é uma questão pessoal e o meu ponto de vista pode não bater com o de quem assistiu o filme.
Homem de Aço é mais uma história que conta a origem e o desenvolvimento de Clark Kent tanto como uma pessoa comum, quanto como um super-herói. Desde sua chegada na Terra, foi educado por Marta e Johnathan, pais adotivos, a buscar se adaptar aos humanos e tendo que buscar o correto, não o necessário, na sua tomada de decisões, mesmo que umas a um custo mais alto que outras. Assim, o jovem tenta se acostumar com seus poderes e passa por enormes dificuldades ao tentar controlá-los, já que é movido por sentimentos que afetam diretamente na utilização de seus dons.


Os flashbacks de sua infância são extremamente marcantes na construção da história e de seu fundo, já que são formadores de caráter e relacionados às atitudes presentes que o heróis deve assumir. Com diálogos recheados de moral e, simplesmente, emocionantes, Homem de Aço conta com um roteiro bastante original e diferente, seguindo a linha de humanização dos heróis.
O visual do filme é simplesmente lindo e as batalhas são memoráveis. Conta com efeitos especiais incríveis, uma fotografia e cenário deslumbrantes que formam um longa único. Homem de Aço conta com uma história poderosa e que nos prende até o último instante. Uma obra excelente.
Muitos criticaram o uniforme do Superman, mas não se lembram que, mesmo nos quadrinhos, já sofreram diversas alterações, mas nunca perderam em qualidade. Sobre o enredo, também nas hqs, várias histórias sobre a origem do Superman já foram apresentadas, mas sem perder em qualidade. Enfim, acho toda crítica válida, mas não concordo quando elas existem apenas por cima, sem ser analisada em sua totalidade.
Em Homem de Aço, houve, também, muitas críticas acerca da destruição que o Homem do Amanhã causa na cidade, mas poucos repararam que, por ser um filme que foca no temperamento e nas características humanas do herói, é normal que ele lute por fúria e vingança, sem se preocupar com a estrutura da cidade, já que ele também tem sentimentos e que, durante o filme, acabaram por mascarar seu bom-senso.

Inclusive, em uma das cenas mais chocantes de todo o filme (no .gif ao lado) e numa das mais criticadas, é possível reparar na reação do herói ao praticar um ato que sempre foi totalmente repugnado por Clark e que nem em seus mais profundos desejos era algo com possibilidades. Neste filme, acredito que tenha sido mais voltado para a construção e caracterização mental e psicológica do herói e acrescentou muito ao que conhecemos dele. Apesar de conter cenas de ação frenéticas, o drama que envolve a maioria dos personagens, tanto Zod, que sonha apenas em trazer seu povo de volta, quanto o Superman, que busca ser um herói com aceitação entre os humanos, merece reconhecimento por parte de quem pôde assistir.
Enfim, Homem de Aço é um excelente filme, que coloca Returns no esquecimento e que já nos prepara para o próximo filme que vem por aí, Batman vs. Superman, filme que eu já estava aguardando há anos!
Veja o EMOCIONANTE teaser de Homem de Aço, se não me engano, o primeiro que saiu, e sinta um pouco do que o filme traz. O trailer é muito lindo e um dos meus favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário