text-align: center;

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Mês do Terror #3 - A Centopeia Humana 2 (The Human Centipede: Full Sequence) [18+]

A Centopeia Humana 2: Sequência Completa, como seria traduzido para o português, é um filme de terror psicológico que deu sequência ao seu primeiro filme, lançado em 2009, no Reino Unido. Este segundo teve sua première em 22 de Setembro de 2011, nos EUA, e foi um filme com uma enorme repercussão por ser extremamente perturbador e podendo ser ainda mais, já que foi propagado para grande parte do mundo apenas em preto-e-branco. O longa conta com a direção de Tom Six (Centopeia Humana: Primeira Sequência) e com o roteiro do próprio, trazendo em seu cast Ashlynn Yennie, que interpreta Jenny no primeiro filme e interpreta a própria atriz neste segundo, Maddi Black, uma das partes do "corpo" da centopeia, e Laurence S. Harvey, que interpreta Martin, o perturbado segurança de estacionamento e obcecado pelo primeiro filme de Tom Six. O filme chamou tanto a atenção dos telespectadores, da mídia e dos críticos por sua extrema violência e obscenidade, que chegou a ser banido da Grã-Bretanha e excluído de todos os meios que poderiam transmiti-lo, apesar de já sabermos que isso, atualmente, é quase impossível de praticar, com o advento da internet e das mídias pirateadas.
No primeiro filme, conhecemos Dr. Josef Heiter, um grande cirurgião alemão que era especialista na separação de gêmeos siameses. Após se retirar de seus ofícios, o doutor se obcecou pela técnica de juntar vários corpos, principalmente após não ter sucesso em unir seus três rottweilers, que o fez reconhecer suas falhas e corrigi-las para criar algo maior. Coincidentemente, duas garotas se perdem na estrada e vão parar em sua casa. Assim, Heiter encontra uma excelente oportunidade para capturar as garotas e, posteriormente, um japonês para, deste modo, poder unir os três corpos e criar um ser perfeito, sua centopeia humana.
Unindo a boca de um com o ânus do outro, o doutor cria um método de unir os sistemas digestórios e criar um ser 3 em 1, fazendo com que as funções excretoras e digestivas do sistema deles se tornem apenas uma.
No segundo filme, conhecemos o segurança de um estacionamento, Martin. Martin é um homem perturbado pelo abuso que sofria dos pais quando criança, e isso o tornou um adulto esquisito e com a mente totalmente destruída. O segurança ficou totalmente encantado pelas experiências do Dr. Heiter após assistir diversas vezes Centopeia Humana, e isso o fez crer que poderia praticar as mesmas pesquisas do doutor e criar sua própria centopeia. Porém, sua obsessão se tornou o seu maior pecado, já que decidiu juntar os corpos de 12 PESSOAS (isso mesmo, DOZE) e uni-las, sem nenhuma prática médica e sem os equipamentos e instrumentos adequados (ou seja, sem anestesia).

Para quem achava que o Dr. Heiter (à direita) tinha cara de louco, repare bem nessa cara totalmente perturbada do segurança Martin (à esquerda). Só podia aparecer muita coisa ruim por aí
Martin acaba sendo uma pessoa até mesmo uma pessoa real, já que os personagens do filme acabam se tornando parte de um "simulador da vida real", pois o principal objeto de Centopeia Humana 2 é o próprio filme que foi lançado em 2009, o primeiro da sequência, dando base para o segurança planejar seus sonhos doentios.
Para quem achava que o que aconteceu no primeiro filme não podia piorar, eis que aparece essa continuação. Martin é MUITO mais louco e obcecado que o cirurgião. Vindo de uma família totalmente sem estrutura, com o pai preso e com uma mãe extremamente desnaturada e que vê a morte de seu filho como uma benção, tudo converge para que o segurança do estacionamento acaba sendo mais afetado e tendo seu psicológico muito mais destruído.
O filme é extremamente pesado, fazendo com que agradeçamos por ele ser em preto-e-branco. Tudo é cruel, até mesmo as cenas que nada acontecem, pois são elas que focam a personalidade do personagem principal e nos deixa bastante apreensivos, pois ele é um humano bizarro e doentio. Existem muitas cenas chocantes e grotescas, que nos força a ter estômago forte ou ,simplesmente, a desistir de acompanhar o filme até o final.
Sobre seus pontos positivos, o longa nos apresenta ótimas atuações, principalmente a de seu ator principal, Laurence Harvey, que consegue ter uma atuação impecável e extremamente convincente sobre o drama, a maldade e a doença que coexistem em Martin. Além disso, o filme alcança com excelência seu principal objetivo: chocar o público. As cenas da centopeia são bastante perturbadoras, principalmente a que o segurança injeta laxante em cada membro do "monstro", forçando a excreção, ou nas partes da cirurgia, nos fazendo sentir a dor de quem está sendo "operado", já que não existe o mínimo de cuidado médico (TUDO SEM ANESTESIA) e os instrumentos utilizados são enferrujados, mal-cuidados e com outros fins que não sejam os tratamentos clínicos.
Deixo, logo abaixo, o argumento utilizado pelo British Board of Film Classification (BBFC), o principal órgão do governo britânico e responsável pela classificação etária dos filmes, para banir Centopeia Humana 2 dos meios de comunicação de seu país.

"Diferente do primeiro filme, a sequência apresenta imagens gráficas de violência sexual, defecação forçada, e mutilação, e o espectador é convidado a testemunhar os eventos através da perspectiva do protagonista. Enquanto no primeiro filme a ideia da centopeia é apresentada como um revoltante experimento médico, com o foco nas vítimas tentando escapar, esta continuação apresenta a centopeia como o objeto das fantasias sexuais depravadas do protagonista.
O foco principal de The Human Centipede 2 (Full Sequence) é o despertar sexual do personagem central num espetáculo total de degradação, humilhação, mutilação, tortura e assassinato de suas vítimas nuas. Um exemplo disso ocorre na cena inicial do filme quando ele se masturba enquanto assiste ao filme A Centopéia Humana (The Human Centipede (First Sequence)) com uma lixa presa ao pênis, e a sequência em que os membros da centopeia se vêem forçados a defecar sobre a boca dos outros. Há poucas tentativas de retratar qualquer uma das vítimas como algo além do que objetos a serem brutalizados, degradados e mutilados para a diversão do personagem central, ou para o prazer do público. Há uma ênfase na diferença entre excitação sexual e violência sexual e a clara associação entre dor, perversidade e prazer sexual. Na conclusão da censura, há uma apresentação explícita das fantasias sexuais obsessivas e violentas do personagem central que justifica a rejeição por mostrar um verdadeiro, em oposição ao fantástico, risco que pode causar em potenciais espectadores."

Acho que não preciso comentar mais nada sobre Centopeia Humana 2, após a leitura acima. O filme não deixa de ser bom, mas depende muito do que você consideraria um bom filme. NÃO É RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS e, até mesmo, para vários maiores.
Veja o trailer abaixo:


Quer assistir mesmo este filme? Os conselhos que dou:
  1. Seja corajoso
  2. Não coma nada antes de ver
  3. Seja maior de 18 anos e sem muita frescura
  4. Assista o primeiro filme antes
Agora fica por sua conta ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário