text-align: center;

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

[MINHA RESENHA] Iluminadas - Lauren Beukes

Iluminadas
Beukes, Lauren
Editora Intrínseca, 2014



Iluminadas é um livro do gênero mistério/suspense, escrito pela sull-africana Lauren Beukes, publicado em 2014, no Brasil, pela editora Intrínseca. No estrangeiro, a obra foi publicada em 2013 tanto pela HarperCollins quanto pela Mulholland Books. Posteriormente, após duras guerras contra outras editoras, a HarperCollins adquiriu os direitos internacionais de Iluminadas. Sobre o contexto, autora decidiu "americanizar" a história, fugindo dos ambientes africanos, ainda mais pelo motivo de, segundo Beukes, a aventura de um viajante no tempo na África seria, basicamente, uma história sobre o Apartheid. 
O livro foi bem nos reviews mundiais e tornou-se bastante defendido pela crítica, principalmente no que diz respeito à originalidade da obra, às novidades que trouxe e à inserção de uma personalidade criminosa única: o icônico serial-killer, Harper Curtis. Ao que tudo indica, uma série televisiva já foi anunciada pela MRC, sem data prevista.
Iluminadas foi vencedor de 4 prêmios literários, incluindo, em 2013, o de thriller do ano.
Em um período de guerra, depressão e desolação, com o mundo vivenciando um intenso conflito e suas consequências refletindo diretamente na sociedade, conhecemos uma Chicago devastada e solitária, assombrada pelo fantasma da morte. Enquanto muitos sofriam o impacto da guerra e tinham outras preocupações, um homem comum, conhecido como Harper Curtis, encontraria uma chave que mudaria o rumo de sua vida radicalmente.
Harper logo descobre que a chave encontrada seria ferramente de acesso para uma casa misteriosa, assombrada por algo maligno e que, aos poucos, tomaria conta da alma, da vida e do destino do novo morador. Basicamente, a Casa pede algo em troca: Harper será enviado para várias décadas distintas, em uma viagem temporal, para assassinar as "Garotas Iluminadas". A Casa entrega, além do poder de viajar no tempo, um dom para Harper, o de identificar as vítimas através de um brilho emanado pelas mesmas e, deste modo, o rapaz deve permanecer em sua nova moradia até que todas as suas missões sejam cumpridas.
O que o serial-killer não esperava era que, após conhecer e assassinar a Iluminada Kirby Mazrachi, em uma viagem para 1989, ela sobreviveria e, juntamente ao jornalista esportivo e ex-repórter policial, Dan Velásquez, buscaria, à todo custo, as provas necessárias e as pistas para se vingar do psicopata que tentou matá-la no passado.
Iluminadas é um excelente suspense investigativo que conta com um enredo muito bem escrito e desenvolvido, funcionando como um quebra-cabeças. Apesar de ter um início bem confuso e com poucas explicações, aos poucos as peças vão se encaixando e formando o cenário principal da trama. Pode ter certeza: tudo será explicado durante o andar da carruagem.
Mesmo não sendo tão inteligente, tornando-se, em muitas vezes, lógica e previsível, a obra de Lauren Beukes é bastante tensa e chocante, principalmente no que diz respeito à personalidade do frio Curtis, que vai se desenvolvendo bruscamente à medida que é possuído pela Casa e entende o que ela deseja dele. O serial killer logo torna-se um ser livre de quaisquer sentimentos ou compaixão, além de ambicioso e orgulhoso, perdendo todo o seu medo inicial e encontrando prazer e diversão na morte. O psicopata é um ótimo personagem.
Inovador, Iluminadas não é um livro genial, mas o seu conceito de "um assassino que viaja no tempo" é muito original e atraente, virando o chamativo da obra e acrescentando um desafio à mais no enredo, já que, deste modo, Harper acaba sendo um assassino "invisível" e imprevisível, complicando de vez a vida de Kirby e Dan.
Para os fãs (como eu) de assassinatos em série e, principalmente, de assassinatos em série, Iluminadas é uma ótima pedida e, com certeza, Harper Curtis já se juntou ao legado dos maiores serial-killers do uniiverso literário.

2 comentários:

  1. eu gostei do livro. E achei o vilão da história um tremendo filho da puta! o que ele fez com o irmão foi foda.
    eu não fiquei confuso com a história como outras pessoas falaram. Acho que a autora amarrou bem as pontas soltas.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! No começo, tudo parece meio estranho, mas vai se esclarecendo de uma forma muito boa. E o vilão hehehe o cara é muito foda mesmo. A ideia de ele voltar no tempo é genial

    ResponderExcluir