text-align: center;

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

[MINHA RESENHA] Na Corda Bamba - Max Franco

Na Corda Bamba
Franco, Max
Decifra Editora, 2010


Na Corda Bamba é um livro que melhor se encaixa no gênero suspense, apesar de conter características de vários outros, principalmente dos documentários históricos, publicado, inicialmente, em 2007 pela Expressão Gráfica e Editora. A obra foi escrita pelo premiado autor cearense Max Franco e já é o quinto livro dele. Max é um autor regional com extremo potencial, comprovado, principalmente, após receber um dos prêmios mais importantes da cidade, o Prêmio Ideal Clube de Literatura, além de ter concorrido contra mais de 500 outros nomes e obter sucesso no evento, conquistando o Prêmio Eduardo Campos de melhor conto, por "Marca de Toda a Gente é Bondade".
O autor conquistou um espaço de destaque no cenário nacional de literatura e busca disseminar a arte da leitura entre os jovens através de projetos sociais e visitas a escolas, tudo com o foco no incentivo às letras.
Max Franco é formado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará e em Turismo pelo atual IFCE. Atuou como guia de turismo, professor de português, italiano e literatura. Hoje, é consultor de turismo e orientador pedagógico em uma das maiores escolas do Estado.
Com 5 livros já escritos e publicados (Na Corda Bamba, No Fio da Navalha, O Confessor, Palavras Amargas e Palavras Amargas), o autor já anunciou que mais 2 livros estão sendo encaminhados e irão dar as caras em breve.
Na Corda Bamba apresenta a história da jovem estudante Júlia, uma menina que não vivia em boas condições de vida, frequentava as zonas periféricas da cidade e tinha que enfrentar, todos os dias, a futilidade das pessoas de sua escola e, até mesmo, o preconceito criado por ter sido estereotipada como pobre. Com todas essas dificuldades, a estudante buscou se sobressair de algum modo e, através de esforço e de estudo, logo obteve destaque na escola e tornou-se uma estudante, na teoria, igual aos outros. Porém, toda essa mudança desenvolvida na garota foi alavancada após ter se deparado com o professor Renato que, através de seus métodos de ensino, de seu carisma e de sua relação de amizade e de igualdade para com todos, logo se tornaria a válvula de escape da garota.
Acreditando que tinha escapado de seus problemas, que sua vida tinha mudado e que nada mais atrapalharia sua vida escolar, Júlia não estava preparada para o que viria a seguir. Em um trabalho de equipe em que todo seu grupo de amigas se encontrou na casa de Gracinha, a filha do vereador, Júlia encontrou, no computador aberto, um segredo que mudaria para sempre o rumo de sua vida e das pessoas que estavam ao seu redor. Logo descobre que o vereador Ferreirinha, o pai de Gracinha, estaria envolvido em um forte esquema de corrupção, junto a vários setores públicos, e Júlia não poderia mais confiar em ninguém, a não ser em seu único amigo e confidente, o professor Renato. Desesperado, o corrupto vereador acaba contratando seu principal bandido, o famoso Miguelzim, para colocar um fim à vida de Júlia, com a finalidade de evitar que seus segredos sujos vazem por aí e que seus planos sejam encerrados do pior modo.
Os dois passam a ser caçados por saberem demais e colocarem em risco as práticas ilícitas do vereador e, deste modo, não encontram segurança em lugar nenhum, devendo buscar apenas em suas forças as escolhas e os caminhos certos para resolver todo esse conflito com sabedoria.
Na Corda Bamba é um livro bem simples em questões de linguagem, principalmente por focar no público jovem. É impossível não lembrar de Pedro Bandeira ao ler este livro. A história é mostrada através do ponto de vista dos principais personagens e envolvidos na trama, tornando-se não-linear e como se fosse um quebra cabeça, com as peças se encaixando à medida que tudo vai se desenvolvendo.
Além disso, Na Corda Bamba conta com uma imensa carga histórica, expondo as histórias e lendas da construção do Estado do Ceará nas décadas, já que, em um momento, os alunos são instruídos pelo professor Renato a visitar o centro da cidade e, lá, fazer pesquisas sobre a construção do cenário cearense. De um modo bastante regional e divertido, com várias gírias e regionalismos nos diálogos, o aprendizado é bem encaixado na história e é um agregador de conteúdo, já que, mesmo sendo bastante interessante, o contexto histórico cearense é bem desconhecido por muitos.
A obra de Max Franco é uma obra construtora de caráter, pois transmite, através de exemplos e lições, morais sobre nossas escolhas, consequências e sobre a fragilidade da vida, principalmente nos momentos que estamos prestes a perder as coisas mais importantes ou, até mesmo, nos momentos nos quais já não temos mais nada.
Com uma fluidez excelente e com uma temática pouco explorada pelos escritores regionais, Max Franco realmente se sobressaiu. Misturando a realidade com a ficção, colocando situações e cenários reais e cotidianos e personagens hipotéticos de uma maneira que se encaixa perfeitamente, sua obra é profunda, chocante e, acima de tudo, próxima da realidade de nossa região. Quem mora no Nordeste e, principalmente, na capital do Ceará, consegue perceber o impacto de suas palavras e como o povo cearense sofre com o preconceito, com o medo, com a falta de segurança, com a corrupção e desvio de caráter dos mais poderosos...
Recomendo muito o livro, mesmo para quem não mora na região e pouco conhece de nossa cultura. Na Corda Bamba já conta com uma continuação, No Fio da Navalha, e espero, em breve, já comentar sobre a sequência aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário