text-align: center;

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

[DIA DE FILME] O Maravilhoso Agora

O Maravilhoso Agora (2013)



Gênero: Drama
Data de lançamento: 18 de Janeiro de 2013
Tempo: 95 minutos
Direção: James Ponsoldt
Escrito por: Scott Neustadter, Michael H.Weber
Estrelado por: Miles Teller, Shailene Woodley, Kyle Chandler





O Maravilhoso Agora (realmente faz jus ao nome de "Maravilhoso") é um filme norte-americano dirigido por James Ponsoldt (Smashed) e baseado na obra homônima escrita por Tim Tharp. O filme traz dois grandes nomes do cinema, responsáveis por escrever o roteiro de um dos filmes românticos mais comentados e bem criticados das últimas décadas, 500 Dias Com Ela, o roteirista Scott Neustadter e seu parceiro, Michael Weber.
O filme tem uma excelente nota de 7,2 no IMDB e foi bem recebido pela crítica internacional após sua première no festival de Sundance, em 2013. O Maravilhoso Agora é um drama sem apelos românticos e com uma linda história, além das atuações incomparáveis de Miles Teller (Projeto X, Divergente) e de Shailene Woodley (Culpa É Das Estrelas, Divergente), que são um espetáculo à parte do filme.
Sutter Keely era um adolescente de 17 anos louco por festas, mulheres e bebidas. Com um temperamento forte e um orgulho acima do nível de alguém normal, o garoto nada levava a sério e acreditava que a vida seria uma eterna diversão e que o correto é viver o momento, deixar as coisas rolarem e aproveitar ao máximo o que tiver acontecendo. Sutter não está nem aí para seus estudos e não consegue levá-los a frente, já que acredita que a faculdade não tem importância e que sua vida se resume a o que tem.
Trocando de namorada frequentemente e superando todos os fins de uma maneira simples, ele não se fixa com ninguém e mantém distância de compromissos. Até que conhece Cassidy, uma linda e popular garota, e os dois começam a se relacionar de uma forma um pouco mais séria, Com o início do relacionamento, os dois logo fazem questão de deixar público e passam a se divertir juntos, nunca deixando de ir às festas encher a cara. Porém, os sentimentos de Cassidy estavam começando a se tornar mais verdadeiros e intensos e, logo que percebeu que Sutter era incapaz de amá-la reciprocamente, deu fim ao namoro.



Sutter não conseguia superá-la de jeito nenhum e, percebendo que estava cada vez mais distante da garota, decidiu se afundar de vez e mandar tudo se lascar, bebendo tudo que fosse possível e tentando esquecê-la através de seu vício no álcool. Até que, em uma certa noite, num aúltima tentativa de reconquistá-la, encontra Cassidy numa festa e, após perceber que ela estava acompanhada, decide dirigir bêbado e sem rumo. De manhã, acorda de uma ressaca e não lembra como foi parar naquele local e nem de onde foi parar seu carro. É assim que ele acaba conhecendo Aimee Finicky e que percebe que foi parar no próprio quintal da garota.
Os dois acabam se conhecendo, apesar de serem totalmente diferentes. Aimee é uma menina inteligente, nerd e viciada em ficção científica e em quadrinhos. Passa parte do tempo estudando, tem poucos amigos e vive ajudando a mãe nas funções de casa, já que as duas moram sozinhas. Com o tempo, os dois acabam se conhecendo, principalmente depois que Sutter usa Aimee para fazer ciúmes em Cassidy, mas acaba caindo no próprio truque e se vê em uma situação nova, já que fica cada vez mais encantado por Aimee. Os dois não demoram a se apaixonar e a viver um amor puro, que os tornará cada vez mais unidos e preparados para o futuro.



Com os dois juntos e unidos com todas suas forças, Sutter acaba encontrando, em Aimee, a vontade necessária para descobrir o que houve com seu pai, que abandonou ele e sua mãe muito cedo, e que ela nunca toca no assunto com o filho, apenas diz que a decisão foi do pai. Intrigado com a história, o jovem casal decide ir a fundo e investigar o paradeiro do pai e o porque de ele ter os deixado num momento que mais precisavam. Fora isso, Sutter começa a escutar da mãe que está cada vez mais parecido com ex-marido dela, por conta das bebidas, das farras e da insensibilidade em relação aos sentimentos dos outros.
Sutter logo começa a perceber que aquela não deveria ser a vida dele e que tudo está errado e, por conta de seu amor a Aimee, decide se entregar e corrigir todos os seus erros, mudar para que sua vida tenha mais perspectivas e que não exista tanta decepção o rodeando.
Bom, nem preciso comentar o quão fantástico esse filme é. O Maravilhoso Agora vai muito além de qualquer filme jovem muito comentado atualmente. Um detalhe importantíssimo é que não é nem um pouco clichê. O romance não é o foco, mas sim a vida de Sutter e o estrago moral que o rapaz sofreu após a perda de seu pai e o desequilíbrio familiar. Deste modo, uma vida inconsequente tomou conta do rapaz e, na bebida, ele encontrou a defesa o suficiente para filtrar e evitar sentimentos por qualquer tipo de pessoa ou situação.

Odeio casal, romance e qualquer tipo de situação melosa, mas o romance de Sutter e Aimee realmente é lindo. As cenas do casal são maravilhosas, contando com a colaboração estupenda da equipe de filmagem, que colocou um ingrediente a mais para dar closes bem dados nos dois. Os diálogos deles são muito bonitos e sensíveis, e a transparência de personalidade que os atores conseguem transmitir é nítida! É fácil ver como os dois são diferentes, mas também é fácil ver como eles se aproximam e, por conta do amor, conseguem superar as diferenças e aceitar o outro como ele é. Realmente, foi um dos melhores casais que já pude ver.
O drama constante de Sutter (não o drama dramático, mas a dificuldade) é responsável pelo foco do filme, que conta a história de um rapaz com dificuldades de se estabilizar e de sentir algo verdadeiro. Algo tão comum atualmente, já que, a cada dia, conhecemos mais pessoas que controem um dia, um mês, um ano com alguém, mas são covardes e fogem, sem saber o quão mal estão fazendo para o outro, que já tornou-se capaz de construir um sentimento valioso. Em um mundo que as pessoas tornam-se mais descartáveis e que a fuga das emoções e da sinceridade acaba sendo algo tão cotidiano, acredito que esse filme seja um tapa na cara de alguns, mostrando como os sentimentos realmente mexem conosco e que, apesar de esconê-los, não podemos escapar do que existe em nossos corações.
Fora isso, temos o drama familiar, com a perspectiva do abandono, o que faz com que voltemos ao assunto da descartabilidade das pessoas. O filme retrata com perfeição a falta de uma base na vida de Sutter e de uma figura paterna, o que pode justificar, em parte, a moral do garoto e como ele age e reage diante das coisas, como, para ele, nada parece importar de verdade.
O Maravilhoso Agora é um filme que só consigo elogiar. Realmente é incrível. A trilha sonora fantástica, principalmente a dos créditos finais (vídeo abaixo), a atuação impecável dos protagonistas, uma história diferente e ímpar, sem ser clichê ou dramática demais... Um filme completo que deve ser visto por cada um de vocês.


Confesso que quando vi no cartaz que o filme foi escrito pelo roteirista de 500 Dias Com Ela, já acreditei que seria um filme tão bom quanto. Graças a Deus, não me arrependi e nunca, mas nunca mesmo, vou me esquecer de O Maravilhoso Agora. Infelizmente, não recebeu uma repercussão e uma divulgação correta mas, se eu pudesse pedir um favor a vocês, pediria que assistissem ao filme e que o divulgassem. Passei muito tempo procurando um filme diferente, um drama bom mesmo (já que sou viciado no gênero), e assumo que encontrei. Um dos melhores filmes que vi neste ano e em minha vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário