text-align: center;

domingo, 23 de novembro de 2014

[MINHA RESENHA] Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

Para Onde Ela Foi
Forman, Gayle
Editora Novo Conceito, 2014



Para Onde Ela Foi é a tão aguardada (ou não) continuação de uma das obras mais comentadas deste segundo semestre de 2014, Se Eu Ficar, principalmente depois de ter sofrido uma fiel adaptação cinematográfica. Os dois livros foram lançados em 2014 pela editora Novo Conceito aqui no Brasil e escritos por Gayle Forman. Se Eu Ficar tornou-se um livro modinha, como alguns chamariam, e teve uma boa repercussão principalmente no que diz respeito a receptividade dos fãs mais jovens, por se tratar, como MUITAS outras obras do gênero e da atualidade, de um romance piegas entre adolescentes. 
Porém, diferentemente de uma coisa chata e enjoativa que vemos em metade dessas historinhas, a autora soube mesclar o drama da morte de Mia Hall com seu romance, desconcentrando o amor do foco do livro.
Infelizmente, em Para Onde Ela Foi, o autor destrói quase tudo de bom que soube escrever em Se Eu Ficar e, sob minha visão, tornou-se um dos livros mais dramáticos, chorosos e clichês que já pude ler.
Adam Wilde teve sua carreira artística alavancada. A Shooting Star logo tornou-se uma das bandas de rock mais populares do mundo. Com direito a discos de platina, aparição entre as revistas musicais mais requisitadas, lançamentos de discos e a milhares e milhares de fãs por quase todas as regiões, o grupo logo tornou-se uma das principais referências e tendências do universo musical. Com mais e mais turnês e eventos por volta do planeta, a Shooting Star vive um momento de luxo e sente que todo seu esforço, dedicação e talento foram devidamente recompensados.
Enquanto a banda está cada vez mais engajada e comprometida com sua agenda, Adam Wilde parece se dirigir contra a maré. Apesar de ser um dos nomes mais citados entre as grandes magazines, ter uma estrela do cinema como namorada e ser amado e procurado por uma imensidão de jovens, sente-se bastante melancólico e deprimido com tudo o que tem. Sufocado pela imprensa e pelas pessoas, estagnado com o sucesso de sua banda e sem motivos para continuar com sua carreira, já que está no ápice, Adam logo se esconde de todos e busca, na solidão e na auto-reflexão, descobrir o que tanto lhe aflige o coração.
Há mais de um ano, o rapaz sofreu um trágico evento, que seria responsável por transformar radicalmente sua vida, a perda de seu amor, Mia Hall. Após seu acidente e seu coma, Adam tudo fez para que a garota voltasse a vida e continuasse com ela, inclusive uma promessa de que, se ela ficasse, faria o que fosse melhor para Mia, inclusive deixá-la partir. Com o tempo, foi o que realmente aconteceu e, por conta disso, logo se sentiu culpado e atormentado por um sentimento vazio, o de ter deixado e permitido que sua garota fosse embora.
Deste modo, o rapaz esquece de viver e passa a dedicar-se a ocupar sua cabeça com pensamentos sobre Mia e sobre quais os motivos para que ela o tenha deixado, para que ela tenha ido embora e nunca mais voltasse. Infeliz em sua vida, infeliz com sua companheira, Adam embarca em uma jornada mental, reflexiva e de auto-descoberta, para tentar entender oque seu coração sente e para aceitar as consequências de seus atos e de suas irresponsabilidades.
O rapaz logo descobre que, do mesmo modo que atingiu o sucesso com sua banda de rock, sua amada, Mia, também tornou-se uma das musicistas clássicas mais importantes dos últimos tempos e que, de um jeito ou de outro, seus corações ainda estão interligados, se não pelo sentimento que existia outrora, mas pela música, o mesmo motivo que já os uniu um dia e que, acreditava Adam, iria uni-los novamente.
Para Onde Ela Foi, diferentemente de sua obra antecessora, conta a história a partir do ponto de vista de Adam Wilde, que era, para mim, o melhor personagem de Se Eu Ficar. Infelizmente, parece que o personagem recebeu um choque de personalidade e tornou-se totalmente oposto do que era antes. Adam virou um rapaz EXTREMAMENTE dramático e meloso, com pensamentos muito chatos sobre o amor e Mia. Já não gosto muito dessas coisas, imagine ler as mesmas durante mais de 200 páginas! Sei lá, até eu fiquei depressivo lendo o livro. Parece, o tempo todo, que ele vai se matar ou algo do tipo, que não quer mais viver! Jovens, tirem isso de lição: por mais problemas que tenhamos e por mais pessoas que percamos, a vida oferece muita coisa boa pra que seja desperdiçada deste modo. Não ocupem suas cabeças com negatividades ou com coisas tristes, pois só irá atrais mais. Como se já não bastasse a lei de Murphy...
O drama que existe em Se Eu Ficar é quase todo enterrado em Para Onde Ela Foi, sendo transformado naquele drama dramático de jovens apaixonados. Um jovem apaixonado é muito chato, sério mesmo, e comprovei depois de terminar este livro.
Diferentemente do antecessor, que todo mundo falava e comentava, quase não li nada sobre sua continuação e acredito piamente que não tenha agradado a quase todos os leitores de Se Eu Ficar, que, após seu final aberto, o aguardavam ansiosamente.
Clichês em demasias, frases prontas chatíssimas, pensamentos depressivos do começo ao fim... Na moral, não acho que seja isso que o universo literário está precisando. Com um mundo tão superficial e com pessoas tão descartáveis, o poder do pensamento positivo e da paz espiritual é um presente que deveria ser cada vez mais impulsionado, e não isso.

2 comentários:

  1. Eu simplesmente AMO resenhas sinceras, mais ainda quando elas dizem provavelmente aquilo que eu diria também, hahaha. Odeio romancezinho meloso e com dramas ruins e desnecessários, tipo, gosto de um drama, mas se bem escrito e cabível. Não cheguei a ler 'Se eu ficar' exatamente por imaginar que não seria meu estilo de livro, mas acabei indo no cinema com uns amigos e chorei feito uma criancinha, hahaha. Sinceramente, pena que a autora não soube parar e se deixou levar pelo sucesso. Muitos livros, filmes e até mesmo séries bons/boas acabam se estragando por culpa de gente que se deixa vender e não sabe parar enquanto ta em alta. :(

    Enfim, realmente adorei a resenha. Parabéns!

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ow rapaz, sempre fico feliz com esses comentários de vocês. E tento trazer sinceridade nos posts porque tenho esperança de alguém fazer algo diferente algum dia. Infelizmente, a literatura chegou em um ponto que grande parte dos livros parecem cópias uns dos outros e a originalidade foi quase deixada de lado.
    Falta criatividade para grande parte dos escritores, mas falta também leitores para cobrar isso.
    E somos dois heheh detesto livros melosos. Para Onde Ela Foi é a hipérbole do drama. MUITO CHATO!!
    Obrigado mesmo pelo elogio. Sucesso!!

    ResponderExcluir