text-align: center;

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

[DIA DE FILME] Livrai-nos do Mal

Livrai-nos do Mal (2014)



Gênero: Terror/Ação
Data de lançamento: 2 de Julho de 2014 (Canadá)
Tempo: 118 minutos
Direção: Scott Derrickson
Escrito por: Scott Derrickson, Paul Harris Boardman
Estrelado por: Eric Bana, Édgar Ramirez, Olivia Munn






Livrai-nos do Mal (Deliver Us From Evil) é um filme classificado como terror/suspense, mas com uma forte tendência ao suspense investigativo e ao gênero policial. Começo os elogios logo deste primeiro bloco da resenha, pois achei genial a ideia de pegarem um filme de exorcismo e não apelarem, de jeito nenhum, pros sustos básicos do terror contemporâneo, que não assustam mais nem um porquinho-da-índia. Quando digo "não apelarem", uso essa expressão no sentido de não ser o filme inteiro daquela chatice de ficar esperando os sustos, o que nos faz, muitas vezes, esquecer da história e focar apenas nas horas das cabeças rolando, dos olhos sendo arrancados, ou de algum corpo encapetado se contorcendo. Parabéns a Livrai-nos do Mal, que conseguiu encaixar uma excelente trama investigativa em um filme de exorcismo, já que os filmes de possessões demoníacas estão cada vez piores. 
O longa, como dito lá em cima, foi escrito por Scott Derrickson (A Entidade) e dirigido pelo mesmo, além de ser produzido por um dos mitos hollywoodianos, Jerry Bruckheimer (Pearl Harbor, Top Gun), então só poderia vir coisa boa. Fora isso, traz em seu elenco, como protagonista, o responsável pelo Hulk chorão, Eric Bana (Hulk), que tem uma atuação magnífica, juntamente com o cara que faz o padre, Edgar Ramirez (Fúria de Titãs 2) que, para mim, mereceu destaque especial. O filme fez uma campanha de marketing dizendo que é baseado em fatos reais, mas depois que descobri que o Massacre da Serra Elétrica nunca existiu, não acredito mais nisso.
A história conta a trajetória profissional do policial americano Ralph Sarchie. O oficial é um renomado agente, chamado para casos mais urgentes e perigosos, principalmente por conta de sua forte intuição para tais casos e de sua habilidade de tomadas de decisões. Consumido pelo trabalho, por justiça e pela manutenção da cidadania comum, Ralph mantém uma rotina apertada e sua família acaba sendo encostada para segundo plano.



Porém, em um dia de cão, sua rotina, mente e vida pessoal e profissional são fortemente afetadas quando o policial é convocado para reportar um caso de um bebê em uma lixeira e de uma mãe que jogou seu filho em uma jaula de leões. Fora isso, atitudes suspeitas são relatadas em pontos da cidade, principalmente a de um homem comum e inofensivo que, de repente, acaba por agredir sua mulher e por se tornar um indivíduo perigoso socialmente. Inicialmente, Ralph encara os fatos como casos isolados, sem nenhuma relação entre si, mas, com o andar das investigações, logo percebe que está lidando com uma entidade demoníaca e com uma força mais poderosa do que jamais imaginara.
Contrariando todas suas crenças e seu passado, sua Fé e seu espírito, Ralph logo passa a acreditar em entidades superiores, ao invés de apenas coisas palpáveis, e encontra na religiosidade e na força de espírito, o caminho necessário para resolver todo o mistério sobrenatural que permeia a cidade.

Através de inscrições encontradas em locais de crime, da perseguição a um indivíduo misterioso sempre presente próximo aos ambientes investigados e nos depoimentos enigmáticos relatados pelos principais suspeitos da violenta onda repentina, Ralph, juntamente ao padre Mendoza, busca forças internas para enfrentar os males demoníacos que o sugam e o desgastam rapidamente, já que sua Fé encontrava-se em baixa. Com seu envolvimento cada vez maior no estranho caso sobrenatural, o oficial Sarchie e todos que estão ao seu redor, incluindo sua família, entram em um enorme risco e devem confiar, uma última vez, nos instintos do policial e na sua coragem e capacidade para enfrentar e resolver situações perigosas. Ralph ainda conta com um fantasma do passado que lhe assombra, um trauma, que torna-se mais um obstáculo que deve ser enfrentado durante suas investigações.
Não é por mal não, pode me julgar, no duro mesmo, mas Livrai-nos do Mal é um excelente filme! Cansou de assistir filmes estúpidos de possessões demoníacas? Dê uma oportunidade para este! De verdade! O filme não chega a ser nem um pouco monótono e realmente é desesperador, à medida que os fatos vão se desenrolando e que o padro e o oficial percebem que as coisas estão muito piores do que imaginam.


Não gosta de terror?? Assista pelo suspense investigativo e pela ficção policial! Não gosta de filmes policiais? Assista pelo suspense e pela tensão!! O filme realmente agrada a todos os públicos MADUROS (pois é recomendado pra maiores de 16) e é uma história não complexa, mas dinâmica, cheia de vertentes e desdobramentos! Os sustos não são tão frequentes, então relaxe o coração, que você aguenta. Por isso que não dei valor ao órgão de classificação a indicar Livrai-nos do Mal como um terror, pois não é! O terror, como já disse outras vezes, tornou-se banalizado, violento e gore. Beleza, isso é show, mas quando fica SÓ nisso, qual a alternativa que encontramos? Livrai-nos do Mal, eu assumo, me tirou da mesmice.
O filme conta com ótimas atuações, principalmente a do padre Mendoza e mais principalmente ainda na parte do exorcismo do cara com o corpo riscado, que realmente é uma cena sensacional e extremamente tensa. Nunca vi, em todos esses anos nessa indústria vital, um exorcismo em tal perspectiva. Se o filme tivesse sido uma bosta, teria valido à pena só pela parte do exorcismo.
Aaah, e não vou desmerecer a parte das filmagens e do figurino. Visualmente, o filme é MUITO bem feito. Cenários mórbidos e destruídos, subúrbios escuros e desgastados, maquiagem bastante real e convincente... Cara, sei lá, o filme me agradou por completo. À vezes, torna-se um pouco confuso por conta das inúmeras coisas que acontecem ao mesmo tempo, mas nada fica sem explicação e garanto que não precisa você ficar perguntando o tempo todo: "fulano, vai acontecer isso?", "cicrano, por que ele fez isso?". Fique quieto, se concentre, largue um pouco o celular e assista. O filme clama pela sua atenção e foi uma das melhores surpresas do gênero deste ano de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário